LIBRAS


Algumas concepções inadequadas sobre as línguas de modalidade visual-espacial estão sendo desmitificadas por meio de pesquisas com diferentes línguas de sinais existentes no mundo. Estudiosos e linguistas têm mostrado a riqueza e complexidade das línguas de sinais e contribuído para o reconhecimento de seu status linguístico.

Marque nos parênteses, ao lado de cada afirmativa, “V”, para aquelas consideradas verdadeiras e “F” para as falsas:


(  ) Sabe-se que, atualmente, a linguística considera as línguas de sinais como sistemas linguísticos legítimos, uma vez que se caracterizam como línguas naturais das comunidades surdas;

(  ) As línguas de sinais são subordinadas e inferiores às línguas orais, e não se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.

(  ) Pesquisas recentes mostram que as línguas de sinais, sob o ponto de vista linguístico, são completas, complexas, capazes de expressar qualquer conteúdo e transmitir qualquer informação.

(  ) Pesquisas recentes mostram que as línguas de sinais possuem uma abstrata estruturação nos diversos níveis de análise.

 

É correto o que se afirma em:


V, F, F, F  


V, V, F, F  


F, F, V, V  


F, V, V, V 


V, F, V, V   

Nos estudos referentes ao capítulo: “O desenvolvimento da criança surda com enfoque no desenvolvimento da linguagem e cognição” de acordo com Brito (1993 apud GOLDFELD, 2002, p.45) se a criança surda não for exposta à língua de sinais desde seus primeiros anos de vida sofrerá várias consequências.

Marque no parênteses ao lado de cada afirmativa, “V”, para aquelas que podem ser consideradas verdadeiras e com “F” para aquelas consideradas falsas

 

(   ) A criança surda se socializa adequadamente.

(    ) Não controla seu próprio comportamento e o ambiente.

(    ) Não supera a ação impulsiva.

(    ) Recorre ao planejamento para a solução de problemas.

(   ) A criança surda perde a oportunidade de usar a linguagem, senão o mais importante, pelo menos um dos principais instrumentos para a solução de tarefas que lhe apresentam no desenvolvimento da ação inteligente.

 

A sequência correta está contemplada em:


F, F, V, V, F.


F, F, F, F, F.


F, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.


F, V, V, V, F.

Segundo Goldfeld (2002), o adulto, além de estimular a comunicação da criança, estimula seu desenvolvimento intelectual. Vygotsky (1998) afirma que o início do desenvolvimento cognitivo nas crianças é intrapsíquico. Com relação às crianças surdas e ouvintes, existe um desenvolvimento análogo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem.  A linguagem vai além da função comunicativa, ela provoca um padrão de desenvolvimento cognitivo na criança. Assinale a alternativa correta com relação à função da linguagem.


A linguagem possui a função de produzir o som.


A linguagem não tem a função de construir o pensamento.


Linguagem é a língua propriamente dita.


Linguagem é a expressão da fala.


A linguagem vai além da função comunicativa, ela exerce também a função de estruturação do pensamento.

O fato da Libras ser uma língua recebida pelos olhos e produzida pelas mãos, leva muitas pessoas a pensarem que são apenas sinais desenhados no ar, mas como já vimos, a Libras tem a sua estrutura gramatical própria que não se resume em mímicas, gestos ou apenas um simples desenho no ar. Para tanto, a pergunta é:  como são formados os sinais na Libras?


Os sinais são formados a partir do alfabeto manual e de mímicas que formam as palavras e as frases em um determinado contexto.


Os sinais são formados a partir da combinação de dois parâmetros fonológicos, que formam as palavras e as frases em um determinado contexto.


Os sinais são formados a partir da combinação de cinco parâmetros fonológicos, que formam as palavras e as frases em um determinado contexto.


Os sinais são formados a partir da combinação da configuração de mãos com os movimentos, que formam as palavras e as frases em um determinado contexto.


Os sinais são formados a partir de mímicas e gestos soltos que formam as palavras e as frases em um determinado contexto.

A principal diferença entre as línguas de sinais e as línguas orais está na modalidade da língua, ou seja, a maneira como é produzida e recebida por seus usuários. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a modalidade da língua de sinais:


A língua de sinais é uma língua de modalidade visual-auditiva.


A língua de sinais é uma língua de modalidade visual-espacial.


A língua de sinais é uma língua de modalidade gestual.


A língua de sinais é uma língua de modalidade oral-visual.

 


A língua de sinais é uma língua de modalidade oral-sinestésica. 

Na maior parte do mundo, há, pelo menos, uma língua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada pais, diferente daquela da língua falada utilizada na área geográfica, Isto se dá justamente porque as línguas de sinais são independentes das línguas orais, pois foram produzidas dentro das comunidades surdas.

Leia, com atenção as alternativas a seguir e marque naquela que indica quais são as variações linguísticas presentes na Libras.


mudanças históricas, sinais formais e sinais informais.


variação regional, gírias, sinais formais.


variação social, classificadores, mudanças históricas.


classificadores, pares mínimos, gírias.


variação regional, variação social, mudanças históricas.

Um país apresenta diversos traços de identificação e um deles é a sua língua. A língua pode sofrer mudanças decorrentes de alguns fatores, como o tempo, o nível cultural e a situação na qual uma pessoa se manifesta verbalmente ou em língua de sinais. Na Libras: Língua Brasileira de Sinais é possível encontrar as variações regionais, sociais e as mudanças históricas. Levando em consideração as mudanças históricas, sobre esta é correto afirmar que:

 


Refere-se às a forma que a mão assume durante a realização de um sinal.


Refere-se aos classificadores, ou seja marcadores de concordância de gênero para pessoas, animais e objetos.


Refere-se aos sinais arbitrários, que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.


Refere-se aos sinais icônicos que reproduzem a imagem do referente, ou seja, permite uma representação de traços semânticos do referente.


Com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alterações decorrente dos costumes da geração que o utiliza, assim a cada necessidade surge um novo sinal desde que ele se torne aceito, sendo utilizado pela comunidade.

Segundo SKLIAR, 1998, um modelo “considera o surdo como um deficiente auditivo que precisa unicamente de terapias da fala e sessões de oralização para diminuir sua deficiência, ele apenas mascara a surdez ao tentar induzir a leitura labial e o aprendizado de algumas palavras sem nenhum sentido para os surdos”. O outro modelo “permite reinterpretar suas tradições comunitárias como construções históricas, culturais, linguísticas e não simplesmente como um efeito de supostos mecanismos de compensação biológicos e/ou cognitivos, concebe-se a surdez a partir da leitura cultural, na qual os surdos, em sua comunidade, se agrupam para discutir e opinar sobre suas vidas, não apenas porque tem em comum o fato de não ouvirem, mas por serem sujeitos visuais”.

Quais são os dois modelos de representação dos surdos e da surdez, citados acima?

Marque a alternativa correta:

 


Modelo tradicionalista e modelo clínico-terapêutico.


Modelo terapêutico e modelo social.


Modelo clínico-terapêutico e modelo sociontropológico.


Modelo social e modelo socioantropológico .


Modelo socioantropológico e modelo tradicionalista.

A Libras – Língua de Sinais Brasileira é a língua de sinais utilizada pelos surdos que vivem em comunidades surdas espalhadas pelo território brasileiro.  A Libras é gramaticalmente constituída por elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais que se estruturam a partir de mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos específicos, que seguem princípios básicos gerais. Esses mecanismos são usados na geração de estruturas linguísticas, possibilitando a produção de inúmeras frases a partir de um número finito de regras. Também apresenta componentes pragmáticos convencionais, que permitem a seus usuários gerar sentidos metafóricos, ironias e outros significados não literais, integrando-os nas diversas situações linguísticas cotidianas.

 

Sobre este tema, leia, com atenção, as afirmativas a seguir:

 

I -  A Libras é um sistema complexo constituída nos níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos como os demais sistemas de línguas que conhecemos.

II -  A Libras é a língua de sinais utilizada pelas comunidades surdas do Brasil.

III- A Libras são meramente mímicas e gestos soltos, utilizados pelas pessoas surdas para facilitar a comunicação.

IV-  O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas orais auditivas, é chamado de sinal nas Libras.

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas.

 


II e III


I, II e IV.


III e IV.


II, III e IV 


II e IV.

Páginas: 12345678910